Adicionar aos Favoritos

Histórico da Companhia

A história da SOMOS Educação S.A. tem início no ano de 2010, quando as editoras Ática e Scipione e o Sistema de Ensino SER, então pertencentes ao Grupo Abril, foram cindidos para formar a Abril Educação S.A., primeira denominação da Companhia.

À época, essa segregação possibilitou aproveitar a tradição e o pioneirismo na produção de livros didáticos e paradidáticos, e explorar o potencial do segmento de educação. A forte expansão da Abril Educação S.A. atraiu fundos de private equity e, em 2010, a gestora de recursos BR Investimentos incorporou 24,7% do capital da Abril Educação S.A. Em julho de 2011, a Abril Educação S.A. decidiu captar recursos no mercado de capitais por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO).

Em junho de 2014, foi anunciada a venda de parte das ações pertencentes à Abrilpar, holding da família Civita, para a Tarpon Investimentos. Com essa negociação, a Abrilpar reduziu sua participação na Abril Educação S.A., enquanto a Tarpon Investimentos passou a deter 19,91% do capital total da Companhia.

Em outubro de 2014, a Abril Educação S.A. concluiu a migração para o segmento de listagem Novo Mercado da B3 (fusão da BM&FBOVESPA e da Cetip), segmento em que estão alocadas empresas com as mais avançadas práticas de governança corporativa.

Em fevereiro de 2015, a Tarpon Investimentos fechou acordo com a Abrilpar para adquirir o restante das ações que a holding detinha na Abril Educação. Com a operação, a Tarpon Investimentos passou a deter 40,6% de capital social total da Companhia.

Em julho de 2015, a Abril Educação S.A. então altera sua marca e sua denominação social, deixando a cor verde e a árvore símbolo e adota nova identidade que simboliza a fase atual da companhia: a SOMOS Educação. A nova marca traduz de forma explícita a essência nascida na maior empresa de educação básica e pré-universitária do Brasil.

No final do ano de 2015, teve a conclusão da oferta pública obrigatória (OPA) realizada para garantir o direito de tag along dos acionistas minoritários, em virtude da alienação do controle da Companhia. Após a conclusão da oferta, fundos e carteiras de investimento geridas pela Tarpon Gestora de Recursos passaram a deter 75,9% de participação na Companhia.

Ainda em dezembro de 2015, foi concluída a operação de alienação de 100% de nossa participação na Wise Up, empresa que atua no segmento de idiomas para adultos com as marcas Wise Up e You Move e concluímos a aquisição de 100% da Saraiva Educação S.A. Além de ampliar nosso portfólio de conteúdo, essa operação reforçou o compromisso de estarmos cada vez mais presentes nas escolas, por meio de uma relação muito próxima com seus professores, alunos, famílias e mantenedores.

Durante 2016, trabalhamos para integrar as operações da Saraiva Educação. Fizemos a integração de 6 centros de distribuição em apenas 1, localizado em São José dos Campos (SP), fizemos a integração do nosso Centro de Serviços Compartilhados (SSC) e demos continuidade ao nosso plano de expansão de escolas próprias, com a aquisição do Colégio Integrado em Goiânia.

Em março de 2017, adquirimos o AppProva, uma plataforma de testes e diagnósticos para alunos, escolas e instituições de ensino superior e, no fim de 2017, adquirimos a Stoodi e a Livro Fácil, fortalecendo ainda mais nossa plataforma educacional para ensino básico.